Português Português English English Español Español Français Français Deutsch Deutsch

A Olimpíada Brasileira de Neurociências para Graduandos (OBNG) é uma competição educacional e científica única, destinada a promover e incentivar o interesse e o conhecimento na área de neurociências entre estudantes universitários. Foi criada por iniciativa da Organização Ciências e Cognição e do Núcleo de Divulgação Científica e Ensino de Neurociências do Instituto de Biofísica da Universidade Federal do Rio de Janeiro, com o apoio da SBNeC.

A competição é uma oportunidade para estudantes em graduação aprofundarem seus conhecimentos em neurociências, além de interagir com colegas de todo o país que compartilham do mesmo interesse. A Olimpíada também busca destacar a importância da neurociência para a sociedade e incentivar a próxima geração de neurocientistas. A Olimpíada Brasileira de Neurociências para Graduandos é estruturada em várias fases, começando com uma fase de qualificação online. As questões são cuidadosamente elaboradas por uma equipe de neurocientistas experientes e abrangem diversos tópicos dentro das neurociências. Os estudantes que obtêm as melhores pontuações na fase de qualificação são então convidados a participar da fase final da competição.

A OBNG constitui um projeto que apresenta os seguintes objetivos específicos: (1) despertar o interesse para os conhecimentos relacionados às neurociências; (2) aproximar os graduandos e professores no ambiente universitário, promovendo a divulgação e compreensão do saber científico e das inovações científico-tecnológicas; (3) estimular o processo de descoberta das capacidades intelectuais pelos estudantes, assim como o crescimento social, econômico e cultural dos participantes durante sua formação superior; e (4) estimular a troca de ideias e experiências no âmbito educacional em todo o território nacional.

Este ano a Olimpíada Brasileira de Neurociências para Graduandos conta com o apoio da ADInstruments, SBNeC e do Ciências e Cognição.

Coordenação Nacional

Prof. Dr. Alfred Sholl-Franco
Coordenador Nacional

Biólogo, Especialista em Neurobiologia, Mestre e Doutor em Ciências Biológicas (Biofísica), Professor Associado do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF), Superintendente de Formação Acadêmica em Extensão, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro – RJ, Brasil.

http://lattes.cnpq.br/0916043592067664 | www.cienciasecognicao.org

asholl@biof.ufrj.br

Dr. João Vítor Galo Esteves
Coordenador Nacional

Médico formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (FM/UFRJ, 2020), Especialista em Docência no Ensino Superior (CENSUPEG, 2020) e Doutorando em Ciências Biológicas (Biofísica), Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF),  Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro – RJ, Brasil.

http://lattes.cnpq.br/9294976373070745

Dr.a Aliny dos Santos Carvalho
Coordenadora Nacional

Médica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2023), doutoranda em Biofísica/Neurobiologia no Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF/UFRJ), pelo programa MD-PhD. Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro – RJ, Brasil.

http://lattes.cnpq.br/3348624558348049

alinycarvalho@biof.ufrj.br

Equipe de Gestão

Danielle Carvalho Gonçalves

Graduanda em Psicologia, Instituto de Psicologia (IP), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro – RJ, Brasil. Bolsista de extensão do projeto.

Currículo Lattes

psidanielle@ufrj.br

Fayla de Souza Silva

Graduanda em Psicologia, Instituto de Psicologia (IP), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro – RJ, Brasil. Bolsista de extensão do projeto.

Currículo Lattes

faylassilva@gmail.com

Equipe de Comunicação

Ana Beatriz Rodrigues Loureiro da Silva

Graduanda em Psicologia, Instituto de Psicologia (IP), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro - RJ, Brasil. Voluntária de Extensão do projeto "Olimpíadas Brasileiras de Neurociências - do ensino médio (OBN/BBB) ao ensino superior (OBNG/UBBB) difundindo as neurociências".

Lattes

anabeatrizloureiro2@ufrj.br

Vitória Monteiro Martins

Graduanda em Ciências Biológicas: Modalidade Médica (Biomedicina), Instituto de Ciências Biomédicas (ICB), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro - RJ, Brasil. Voluntária de Extensão do projeto "Olimpíadas Brasileiras de Neurociências - do ensino médio (OBN/BBB) ao ensino superior (OBNG/UBBB) difundindo as neurociências".

Lattes

vitoriamonteiro@ufrj.br

Artes

Anna Luiza Pereira Vasconcelos

Graduanda em Psicologia, Instituto de Psicologia (IP), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro - RJ, Brasil. Bolsista de Extensão do projeto "Olimpíadas Brasileiras de Neurociências - do ensino médio (OBN/BBB) ao ensino superior (OBNG/UBBB) difundindo as neurociências".

Lattes

annaluiza.p@hotmail.com

Karine Venancio Issa

Graduanda em Psicologia, Instituto de Psicologia (IP), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro - RJ. Extensionista voluntária do projeto "Olimpíadas Brasileiras de Neurociências - do ensino médio (OBN/BBB) ao ensino superior (OBMG/UBBB) difundindo as neurociências".

Lattes

karinevissa@ufrj.br

Equipe de Produção de Conteúdo

Ana Carolina Machado da Costa Madeira

Graduanda em Psicologia, Instituto de Psicologia (IP), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro - RJ, Brasil. Participa do projeto de Extensão " Olimpíadas Brasileiras de Neurociências - do ensino médio (OBN/ BBB) ao ensino superior (OBNG/UBBB) difundindo as neurociências".

Lattes

acm.ufrj@gmail.com

Julia Martins Wagner Rodrigues Trajano

Graduanda em Ciências Biológicas - Modalidade Médica, Instituto de Ciências Biomédicas (ICB), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro - RJ, Brasil. Extensionista do projeto "Olimpíadas Brasileiras de Neurociências - do ensino médio (OBN/BBB) ao ensino superior (OBNG/UBBB) difundindo as neurociências".

Lattes

Nathália Reis dos Santos

Graduanda em Biofísica, Instituto de Biofísica (IBCCF), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro - RJ, Brasil.

Lattes

n.reisdossantos@gmail.com

Thayanna Alves Magalhães

Graduanda em Bacharelado em Ciência e Tecnologia (com pós-BI em Neurociência), Universidade Federal do ABC (UFABC), São Bernardo – SP. Já atuou na produção de material didático para o curso preparatório para a OBN em parceria com a UFABC e o Hospital Israelita Albert Einstein.

Lattes

thayanna.m@aluno.ufabc.edu.br

Equipe de Patrocínios e Apoio

Carlos Eduardo Carvalho de Oliveira

Graduando em Ciências Biológicas - Modalidade Médica, Instituto de Ciências Biomédicas (ICB), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro - RJ, Brasil. Extensionista do projeto "Olimpíadas Brasileiras de Neurociências - para ensino médio (OBN/BBB) ao ensino superior (OBNG/UBBB) difundindo as neurociências."

Lattes

Sayonara Nogueira de Souza

Graduanda e Interna do curso Medicina da UniRedentor/AFYA, Fundadora do Comitê Brain Bee Itaperuna/RJ. Extensionista do projeto "Olimpíadas Brasileiras de Neurociências - do ensino médio (OBN/BBB) ao ensino superior (OBNG/UBBB) difundindo as neurociências."

Lattes

sayonaramedicina@hotmail.com

 

Histórico da Olimpíada Brasileira de Neurociências para Graduandos (OBNG)

Primeira Edição: 2018

A primeira edição do evento foi realizada de forma presencial, na Universidade Federal do Rio de Janeiro, e contou com a participação de 20 estudantes de diferentes cursos, incluindo Biologia, Biomedicina, Biotecnologia, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Medicina, Nutrição, Odontologia, entre outros​​. A competição, realizada entre 05 e 06 de maio de 2018, contou ainda com o apoio da Universidade Federal Fluminense - UFF, e foi estruturada em 4 provas: quiz, morfologia, clínica e live questions.

Classificação Geral

Vinícius Fiuza Plantz – Faculdade de Medicina de Petrópolis/Medicina
Hellen Valério Chaves Moura de Souza – UFF/Farmácia
Amanda Caroline Oliveira – UFRJ/Medicina

Diversas atividades foram realizadas durante a I OBNG nas dependências do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF/UFRJ).

Segunda Edição: 2019

A segunda edição foi realizada em 2019, também com o apoio da UFRJ, Ciências e Cognição, SBNeC e UFF. Foi mantida a estrutura de quatro provas: quiz, morfologia, clínica e live questions. Participaram 27 alunos, entre os dias 17 e 19 de setembro de 2019, junto com as atividades do II Simpósio Brasileiro de Neurociências, no Centro de Ciências da Saúde da UFRJ.

As Atividades da II OBNG foram realizadas durante o II Simpósio Brasileiro de Neurociências, que contou com mais de 600 participantes e foi realizado no Centro de Ciências da Saúde da UFRJ.

Terceira Edição: 2020

A terceira edição foi realizada em 2020, sendo completamente repensada por conta da pandemia COVID-19. A competição foi realizada de forma completamente online, sendo realizada em duas fases: quiz e Live Questions. Contou com o apoio da UFRJ, Ciências e Cognição, SBNeC e UFF. Foi realizada entre os dias 12 e 13 de outubro de 2020, durante a Reunião Anual da SBNeC, de forma virtual, com a participação de 57 candidatos.

Classificação Geral

João Pedro Parreira Rodrigues – UFMG
João Gustavo dos Anjos Morais Oliveira – EBMSP
Fernanda de Souza Valente – UEPA

Quarta Edição: 2021

A quarta edição foi realizada em 2021 e mantida de forma completamente online, sendo realizada em duas fases: quiz e Live Questions. Contou com o apoio da UFRJ, Ciências e Cognição, SBNeC e UFF. Foi realizada entre os dias 04 e 09 de outubro de 2021, durante a Reunião Anual da SBNeC, de forma virtual, com a participação de 30 candidatos.

Classificação Geral

Isadora Bittencourt Baesso – UFJF
Gabriela Doná Rodrigues – UNIFESP
Juliano Ferreira Batista – Humanitas

Quinta Edição: 2023

A quinta edição foi realizada em 2023 integrada à terceira edição da Olimpíada Brasileira de Fisiologia (OBFis) e mantida de forma completamente online, sendo realizada em três fases: Quiz, Conhecimentos Avançados e Live Questions. Contou com o apoio da UFRJ, Ciências e Cognição, FeSBE, SBFis e SBNeC. Foi realizada entre os dias 23 de julho e 20 de agosto de 2023 com a participação de 123 candidatos.

Classificação Geral

Leonardo Schellin Ewald – UCPEL
Gustavo Zir – UNIARP
Danilo Gomes de Miranda Alencar – UFSM

Sobre a Organização Ciências e Cognição (OCC) e o Núcleo de Divulgação Científica e Ensino de Neurociências (NuDCEN/IBCCF/UFRJ)

O Núcleo de Divulgação Científica e Ensino de Neurociências (NuDCEN/IBCCF/UFRJ) foi criado e coordenado pelo Prof. Dr. Alfred Sholl-Franco, do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF/UFRJ), em 2004. O NuDCEN promove atividades de extensão, materiais de divulgação científica e alfabetização científica, além de cursos e eventos. O núcleo tem como objetivo fomentar, através das neurociências, os processos de divulgação, popularização, conscientização pública e letramento nas áreas de ciência e cognição.

A Organização Ciências e Cognição (OCC) é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em 2004, que tem como objetivo promover e desenvolver atividades de divulgação científica, ensino e pesquisa em neurociências e cognição. A OCC é responsável por apoiar por diversas ações de extensão e projetos de divulgação científica, incluindo o Núcleo de Divulgação Científica e Ensino de Neurociências (NuDCEN), a Olimpíada Brasileira de Neurociências (OBN) e a Olimpíada Brasileira de Neurociências para Graduandos (OBNG).

O Núcleo de Divulgação Científica e Ensino de Neurociências (NuDCEN) e a Organização Ciências e Cognição (OCC) têm uma série de projetos notáveis. O NuDCEN, coordenado pelo Prof. Dr. Alfred Sholl-Franco, tem se dedicado a atividades de extensão, produção de materiais de divulgação científica e alfabetização científica, além de cursos e eventos. Por outro lado, a OCC tem uma série de projetos em andamento. Um dos mais notáveis é a revista científica "Ciências & Cognição", que é a publicação oficial da OCC. Além disso, a OCC também é responsável pelo antigo Museu Itinerante de Neurociências, que agora é um dos projetos do novo Museu de Ciências e Cognição. A OCC também se dedica a desenvolver ações de difusão científica, ensino e pesquisa em diálogo interdisciplinar com as ciências cognitivas, com foco na inovação científica e tecnológica.

Esses projetos demonstram o compromisso dessas organizações em promover a educação e a divulgação científica, particularmente nas áreas de neurociências e ciências cognitivas.